Ximena Sariñana, orgulhosa de sua evolução

Sua entrada no mercado americano duplicou seus compromissos profissionais. Mas para a cantora Ximena Sariñana, o sacrificio valeu a pena. A artista não duvidou em colocar em risco o sucesso que tinha prar criar uma nova imagem para que a parte americana de sua gravadora se interessasse por ela, depois de conseguir  indicações ao Grammy Latino e ao Grammy com Mediocre, álbum lançado em 2008.

“Me arrependeria de não fazer, porque é algo que não foi feito antes dessa manera; que uma gravadora internacional absorva o projeto, mas queria trabalhar do zero, como trabalham os artistas alternativos lá”, disse a intérprete ao apresentar o álbum homonimo.

“(No México) me viram crescer desde os anos que fiz novelas e cinema. No México já tenho um espaço muito marcado, um lugar; ir trabalhar em um país onde ninguém sabe quem sou foi como me reinventar, como ter que se mostrar novamente para as pessoas ou ter que conquistar meu lugar outra vez”, disse a filha do cineasta Fernando Sariñana.

Redireciona os planos

A nova produção da cantora segue Mediocre, que recebeu elogios da imprensa especializada. O álbum contém 11 faixas, 10 deles em inglês.

Sariñana, que é bilingüe desde pequena, disse que ao escrever em inglês “tem chance de dizer muito mais coisas que em espanhol”, e que terminou dando vida a 30 novas canções.

“Em espanhol você usa quatro palavras e ja te toma a frase toda. Em inglês tem muitos monossílabos. Me custou muito trabalho desenvolver meu estilo, como encontrar qual metáfora queria usar, deixar que minha personalidade brilhasse em outro idioma, isso é muito difícil de conseguir, porque se perde”, disse a atriz de filmes como Amar te duele e Niñas mal. Para Tú y yo, a única canção em español, fez parceria com sua colega Natalia Lafourcade, quem atuou como produtora dessa faixa.

“Uma coisa muito importante neste disco foi a colaboração entre amigos. Quase não utilizei músicos, a maioria dos instrumentos foram tocados pelo produtor, por Natalia ou por mim”.

A intérprete de Different, cujo debut em inglês a levou a se apresentar no programa The Tonight Show with Jay Leno, descartou sua volta as telas devido a seus compromissos musicais.

A FRASE

“No México já tenho um espaço muito marcado, um lugar; ir trabalhar em um país onde ninguém sabe quem sou foi como me reinventar”, Ximena Sariñana, cantora e compositora.

Fonte: El Informador

Tradução: Latinidade

Comentários