Ricardo Arjona financia escola musical

O lugar foi eleito por Arjona devido à história que fez possível o encontro de seus pais, Ricardo Arjona Moscoso e Nohemí Morales. “Don Ricardo foi nomeado professor nesta escola, e Dona Nohemí na escola Ixcanal, na mesma região”, explica um comunicado da fundação que o artista mantém.

“Esta história é o símbolo perfeito para a construção da escola, e com ela mudar o formato e promover altas possibilidades de superação às crianças do lugar e no futuro do país”, acrescenta a nota.

A fundação indica: “Este não é apenas o início de um projeto que pretende que esta escola seja um plano piloto para mostrar como se pode modificar o entorno de uma escola de primeiro nível, para depois promover com entidades nacionais e estrangeiras a possibilidade de criar todas as escolas que sejam possíveis nos próximos anos”.

O estabelecimento terá um modelo educativo com orientação artística, com todas as expressões de arte, e está dirigido aos pequenos, de primeiro a sexto ano do primário, com inclinação para a música.

Arjona será o encarregado de colocar a pedra fundamental neste projeto, que “se converterá em um ponto de partida de uma iniciativa que pretende melhorar a educação na Guatemala”, explica o comunicado, ainda que não tenha a data prevista.

Sobre a obra

O estabelecimento de San Agustín Acasaguastlán se encontra em péssimas condições, onde há infiltração de água e o campo de futebol dos alunos é de terra.

O desenho é responsabilidade do arquiteto Rodolfo Solares, que é da empresa Seisarquitectos. A previsão é que a obra seja finalizada em 10 meses.

O guatemalteco mostrou seu apoio e solidariedade através do Twitter pelas vítimas do terremoto que sacudiu o país no último dia 7 de novembro.

“Compatriotas, minha solidariedade e toda minha atenção nestes momentos”, escreveu Arjona.

O compositor de canções como Jesús es verbo no sustantivo e Señora de las cuatro décadas doou vários instrumentos musicais a escolas da região, com a finalidade de promover o gosto pela música

Uma das salas da biblioteca da Universidade San Carlos leva seu nome, em gratidão pela doação dos equipamentos de informática.

Em dezembro de 2011, Arjona gravou o vídeo Fuiste Tú em vários locais típicos do país, como Panajachel, Sololá, y Tikal e Petén, para promover esta canção que interpreta junto a Gaby Moreno.

É esperado que no final do ano ele se apresente novamente no país, para agradar as pessoas que não puderam assistir às duas apresentações que ele já realizou.

Comentários