Connect with us

Hi, what are you looking for?

América Latina

Midem 2019: evento aborda o crescimento da música latina via streaming

É notável o crescimento da música latina no decorrer dos anos em todo o mundo. E este foi o tema abordado no evento Midem, que reuniu 3 importantes representantes da indústria da música latina para falar sobre a internacionalização dos artistas. O Midem é o maior encontro mundial de empresas ligadas à música e tem trazido grandes debates há anos.

Os convidados foram Jorge Juarez, cofundador e CEO da Westwood Entertainment (México) Jorge Rincon, VP Américas, Deezer (EUA) e Laura Tesoriero, VP América Latina, The Orchard (Argentina). O evento foi moderado por Zach Fuller, analista de mídia da MIDiA Research (Reino Unido).

Certamente, um dos pontos de maior importância e questionamento, é por qual razão a música latina explodiu só agora. Levando em consideração que sempre foi um mercado de potencial.

Para Laura, o mercado está mais maduro agora e o crescimento do streaming faz parte disso. “Por que isso não aconteceu antes? Se isso tivesse acontecido antes, poderíamos aproveitar a receita de downloads. Em nosso mercado, fomos diretamente do físico para o streaming e não tivemos um estágio de receita de download, que nos afetou como mercado . Quanto ao porquê agora, acho que uma das principais razões é que conseguimos colocar nosso pé na América Latina graças ao Deezer, que na Argentina e no Brasil foi incrivelmente bom porque foi pioneiro no mercado. Eu acho que o mercado está maduro o suficiente e esse é o principal motivo”, contou.

De fato, a plataforma Deezer tem uma abordagem mais direta e personalizada em sua comunicação. Jorge Rincon contou um pouco sobre como funciona a distribuição da comunicação e marketing da plataforma.

“No Deezer trabalhamos com uma abordagem muito local em cada mercado e entendemos como o conteúdo local e a curadoria local desempenham um papel muito importante nos diferentes países da América Latina . Quando você abre o Deezer na Colômbia, o conteúdo que você vê na página principal é muito diferente do que você vê quando abre o Deezer no México. Também acreditamos que promover artistas locais é a chave para o sucesso, por isso criamos um programa chamado Deezer Next, no qual cuidadosamente escolhemos artistas de cada região que acreditamos que estão prestes a explodir. Nós os promovemos com marketing, redes sociais, publicidade, playlists e outras atividades que fazem esse artista se destacar. Um exemplo disso é Brytiago, um artista urbano de Porto Rico que cresceu 150% em reproduções depois que o promovemos em Deezer Next. A promoção de campanhas de marketing para artistas nos beneficia a todos, porque ter artistas de sucesso nos beneficia a todos e as plataformas de streaming representam a meta final para alcançar o sucesso.”

E ainda acrescentou a importância das playlists nesse processo de divulgação.

“As playlists desempenham um papel muito importante. Nós temos nossos editores e um sistema de “ladder” em que colocamos uma música quando ela é lançada em uma playlist e subimos de nível para listas criadas por outros artistas como Don Omar, por exemplo. Mas também temos outro método, que foi criado pelo Deezer, chamado Flow , no qual o usuário simplesmente pressiona o play e ouve uma mistura de curadoria e dados, ele reproduz músicas que já sabemos que ele gosta; aqui nós introduzimos essas novas músicas que queremos promover, como parte do “Flow”, que cria uma experiência muito particular. Uma das melhores coisas do rádio é que você nunca sabe o que vem a seguir; em uma playlist, se você sabe, o que tende a arruinar o fator surpresa. O Flow traz de volta esse efeito surpresa e gera muita tração: mais de 40% de nossos usuários ativos mensais estão muito viciados no Flow.”

Trazendo um questionamento sobre a forma como o consumo de música mudou, foi levantada a questão sobre distribuição da forma como o ouvinte reproduz as faixas.

“Neste momento estamos dando a artistas e gravadoras todas as ferramentas para visualizar os dados e poder ver de onde as reproduções vêm em cada um dos canais. Com essa informação, eles podem planejar, embora onde apresentar ao vivo ou fazer marketing melhor. Damos a eles dados no nível da taxa de salto de cada música em cada país, para que eles possam analisar e tomar decisões. A função de um distribuidor hoje é poder oferecer ferramentas para os selos, se isso não for feito, não tem motivo para isso.“, disse Laura.

Já em relacao a vendas eles foram questionados sobre o lucro líquido ser mais constituído por streaming premium ou a receita direta.

“Existem dois modelos, o modelo passado e o novo modelo. No último modelo, tivemos apenas vendas de ingressos, passeios e patrocínios. Mas agora, se você trabalha bem, as plataformas podem ganhar muito mais dinheiro. O talento que uso vem do modelo anterior, por isso tenho trabalhado na atualização de seu modo de pensar para criar mais conteúdo, fazer colaborações e obter as receitas de streaming que agora representam uma grande oportunidade. Um exemplo é o grupo mexicano Reik; Eles foram muito bem sucedidos em turnês, mas desde que começamos a colaborar com artistas urbanos, eles agora têm um alcance global e recebemos pagamentos de diferentes mercados. Eles entenderam que, se continuarem a retirar o conteúdo e criar músicas para o catálogo, poderão continuar vendendo ingressos e continuar a ingressar em dinheiro por meio de streaming. Acho que agora é mais fácil ganhar dinheiro no negócio, se você souber como trabalhar o sistema.”, contou Jorge.

É importante acompanhar o surgimento de novas formas de consumo, principalmente porque o digital é o futuro. O crescimento da música latina é, em partes, resultado disso. Confira o evento completo em:


Você também pode gostar

Especiais

A cantora mexicana Sofia Reyes anunciou que será uma das apresentadoras do Biilboard Awards Latino, que acontece em Las Vegas no dia 25 de...

Entrevistas

Piso 21 esteve no Brasil para se apresentar no Rock in Rio ao lado de Black Eyed Peas, para performar “Mami”, no último sábado...

Especiais

Tem mais premiação chegando! Nesta terça-feira (12), foi divulgada a lista de indicados ao Billboard Latin Music Awards de 2019.  A premiação acontecerá dia 25...

Espanha

“EL DRAGÓN” é o novo projeto da artista do momento LOLA INDIGO; o seu terceiro álbum de estúdio, já disponível em todas as plataformas,...