Uma grande campanha internacional do Rock in Rio, com foco na América Latina foi realizada no México, Argentina e Colômbia. A ação convocou o público a participar de uma votação para escolher o próximo país sede do maior festival de música e entretenimento do mundo. Para divulgar o festival nestes países, o Rock in Rio e a 40 Principales (do Grupo Prisa de Comunicação) fizeram uma promoção que deu direito aos vencedores a assistirem ao Rock in Rio 2011, com tudo pago, no Rio de Janeiro.
No total, foram 15 pacotes com direito à acompanhante (cinco por país), que incluíam ingressos para a quinta-feira, dia 29 de setembro, além de passagens, hospedagens e translados. A campanha foi veiculada em rádios locais, incentivando o público a participar da votação para a escolha do próximo país sede do evento.
Na votação, o México saiu na frente e venceu a enquete realizada no site oficial. Com 44,32% dos mais de 560 mil votos. A disputa foi acirrada. A Colômbia ficou logo atrás, por uma pequena diferença, com 44,2%. Já a Argentina teve 11,48%.
Com o resultado, ainda não é possível afirmar que o Rock in Rio ganhou mais uma sede – além de Brasil, Portugal e Espanha –, mas reforça a vontade dos mexicanos e colombianos em abrigar o festival em 2013.
A convite da organização, possíveis parceiros mexicanos vieram ao Rock in Rio para conhecer o evento.
Esta foi a primeira etapa, com a participação do público, realizada pela organização, que está realizando estudos e promovendo pesquisas para escolher o próximo país que abrigará novas edições do festival. As fases seguintes envolvem estudo completo de viabilidade para um projeto desta envergadura, que inclui infraestrutura, negociação com os governos locais, captação de patrocínios, entre outras questões. A organização já está em contato com possíveis marcas patrocinadoras, interessadas em investir no evento, e representantes dos governos locais.