Rede de intercâmbio, divulgação e produção audiovisual de vinte países da América Latina, estão associadas à TAL mais de duzentas instituições como TVs públicas e educativas (a TV Cultura, de São Paulo, por exemplo), instituições culturais (como o Memorial) e produtores independentes. Elas compartilham entre si – de forma colaborativa e solidária – documentários, séries e curta-metragens por intermédio da Televisão América Latina.
A TAL é, portanto, uma rede de intercâmbio e divulgação da produção audiovisual da América Latina. Instituição sem fins lucrativos que reúne hoje centenas de associados de todo a região. São canais públicos de TV, instituições culturais e educativas e produtores independentes, que compartilham seus programas – documentários, séries e curta-metragens – com o intermédio da TAL.
Conforme diz o site www.tal.tv, “além de uma ponte entre estes parceiros, a TAL é uma web TV, um banco de conteúdo audiovisual e uma produtora de vídeo. Tudo isso serve de suporte para o trabalho de aproximação entre os povos latino-americanos a que a TAL se propõe. A ideia dessa entidade é fazer com que, por meio da produção audiovisual local, os vizinhos da região se conheçam um pouco mais. Hoje, a TAL possui um acervo de mais de 7 mil programas. Tudo feito por profissionais latino-americanos”.
Naturalmente, o Memorial não poderia deixar de apoiar essa iniciativa inovadora, associativa e cooperativa, que visa a troca de programação entre canais públicos e culturais. Assim é que assinou acordo com a TAL para todo mês haver uma pequena mostra de documentários latino-americanos. As exibições digitais são no telão da Sala Multimídia do Pavilhão da Criatividade. Em abril estão programados filmes da Nicarágua, Peru, El Salvador, México, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil.
Programação de abril
Sábado – 09 abril 15h Diretor: Florence Jaugey Camila Films, Nicarágua Memorias Del hijo viejo duração: 00:20:20 Tarea Pendiente duração: 00:25:10 10 años tomando el cielo por asalto duração: 00:11:40 17h Domingo – 10 abril 15h 17h Sábado – 30 de abril 15h 17h Mario Vargas Llosa (duração: 27min) Maio Domingo – 1º de maio 15h La Puerta Falsa (duração: 24min) Entrando en Matéria (duração: 15min) Semáforo (duração: 24min) SERVIÇO |
Fonte: Departamento de Comunicação Social – Memorial da América Latina
|