Docs Musicais América Latina – Festival de Cinema Latino-Americano

A mostra Docs Musicais América Latina faz parte do 9o Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, que acontece de 24 a 30 de julho. Os destaques segundo o Latinidade são: El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme, Mercedes Sosa, A Voz da América Latina e Viola Chilensis. Producões brasileiras também estarão em cartaz.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove em 2014 uma inédita mostra que reúne documentários musicais dedicados a importantes artistas da Argentina, Brasil, Chile, Cuba e Venezuela que se tornaram responsáveis por boa parte do imaginário musical da região.

1461200_618642594849855_268432337_n-720x380

El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme retrata o grupo de rock Café Tacvba no processo de criação de seu mais recente álbum. Pode ser descrito como um “filme-álbum” que combina as ideias musicais e as ideias filosóficas dos membros da banda com material visual poético para proporcionar um retrato verdadeiramente íntimo do processo criativo desse lendário grupo mexicano.

STILL-003-720x380

Há quase cinquenta anos, quando era muito jovem e ainda não reconhecida, Mercedes Sosa rompeu um padrão imposto e, juntamente com outros jovens artistas, redigiu o “Manifesto do Novo Cancioneiro”. Além dos milhões de discos vendidos, dos milhares de concertos que realizou no mundo inteiro, dos seus inumeráveis fãs e dos seus detratores, Mercedes Sosa deixou um legado extraordinário. Um ideal que ainda não se transformou em realidade, mas que continua a sua luta.

Violeta-Parra-para-prensa

Esta obra, cuja característica principal é o percurso realizado pela vida e obra daquela que é talvez a mais importante e completa artista feminina da história cultural do Chile, Violeta Parra, tem como objetivo difundir, o mais amplamente possível, não apenas um retrato dessa personagem na história, mas também mostrar a plena vigência dessa vida apaixonante consagrada a obras que revelam a profundidade de um pensamento, o refinamento espiritual e a beleza de uma arte que representa o melhor da identidade cultural chilena.

Programação completa aqui.

Comentários