A mostra Docs Musicais América Latina faz parte do 9o Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, que acontece de 24 a 30 de julho. Os destaques segundo o Latinidade são: El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme, Mercedes Sosa, A Voz da América Latina e Viola Chilensis. Producões brasileiras também estarão em cartaz.
O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove em 2014 uma inédita mostra que reúne documentários musicais dedicados a importantes artistas da Argentina, Brasil, Chile, Cuba e Venezuela que se tornaram responsáveis por boa parte do imaginário musical da região.
El Objeto Antes Llamado Disco: O Filme retrata o grupo de rock Café Tacvba no processo de criação de seu mais recente álbum. Pode ser descrito como um “filme-álbum” que combina as ideias musicais e as ideias filosóficas dos membros da banda com material visual poético para proporcionar um retrato verdadeiramente íntimo do processo criativo desse lendário grupo mexicano.
Há quase cinquenta anos, quando era muito jovem e ainda não reconhecida, Mercedes Sosa rompeu um padrão imposto e, juntamente com outros jovens artistas, redigiu o “Manifesto do Novo Cancioneiro”. Além dos milhões de discos vendidos, dos milhares de concertos que realizou no mundo inteiro, dos seus inumeráveis fãs e dos seus detratores, Mercedes Sosa deixou um legado extraordinário. Um ideal que ainda não se transformou em realidade, mas que continua a sua luta.
Esta obra, cuja característica principal é o percurso realizado pela vida e obra daquela que é talvez a mais importante e completa artista feminina da história cultural do Chile, Violeta Parra, tem como objetivo difundir, o mais amplamente possível, não apenas um retrato dessa personagem na história, mas também mostrar a plena vigência dessa vida apaixonante consagrada a obras que revelam a profundidade de um pensamento, o refinamento espiritual e a beleza de uma arte que representa o melhor da identidade cultural chilena.
Programação completa aqui.