Nova ação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para promover o Brasil no exterior traz grandes nomes da música latino-americana para gravar clipes e uma série de TV inspirada na beleza de cada uma das 12 cidades-sede da Copa. A série terá 12 episódios de 30 minutos cada um e será exibida, entre abril e junho, pela HBO em todos os países da América do Sul e da América Central, além de parte do Caribe.
“Os países do continente latino-americano figuram entre os 15 maiores mercados emissores de turistas para o Brasil. Daí se percebe a importância do turismo intrarregional e o impacto que essa nova campanha terá”, afirma o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos.
Jorge Drexler (vencedor do Oscar de Melhor Canção Original pelo filme “Diários de Motocicleta”) e a cantora chilena Francisca Valenzuela são algumas das estrelas que participam da ação. Drexler já gravou seu clipe em São Paulo, em atrações como a Pinacoteca e o Parque do Ibirapuera. O uruguaio também visitou Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará. A canção criada por ele – Desde el Dia en que Brasil Me Abrió Sus Brazos – foi inspirada na receptividade do povo brasileiro.
Além de Drexler e Francisca, integram o time de artistas o cantor argentino Kevin Johansen, a mexicana Natalia Lafourcade, a colombiana Andrea Echeverri e a dupla peruana Alejandro y Maria Laura. Cada convidado participa de dois episódios: no primeiro, grava um clipe em paisagens brasileiras; no segundo, vivencia experiências turísticas. As canções, inspiradas no Brasil, são inéditas e foram compostas especialmente para o projeto.
Francisca se inspirou no açaí e no fato de a fruta brasileira “chorar” para compor Reina Tropical de Brasil. A chilena, que gravou no Rio de Janeiro e em Manaus, questiona por que chorar se o país tem tantas belezas naturais.
“Neste período da Copa do Mundo, as cidades-sede serão a porta de entrada para se experienciar todo o país. Nossa diversidade natural e cultural, hospitalidade, alegria, exuberância, modernidade e competência estarão presente neste novo projeto, mostrando o quanto o Brasil é sensacional”, explica Vasconcelos.
O “Encontros no Brasil” também prevê posts dos artistas em redes sociais, para que revelem suas impressões sobre a viagem. Com o objetivo de gerar buzz nas mídias digitais, o projeto conta, ainda, com 12 diários de viagem – vídeos de 1 minuto protagonizados pelos músicos.
O curador da série é João Marcelo Bôscoli, da Trama. Paulinho Moska responde pela direção musical, além de ser o anfitrião dos artistas.
Fonte: Embratur
Vídeo Meio e Mensagem:
)