Primeira edição dos Prêmios Platino do Cinema Iberoamericano acontece na Cidade do Panamá

Imprimir

 

Filmes brasileiros concorrem com longas de outros 21 países em dez categorias, entre elas Melhor Filme e Melhor Coprodução Iberoamericana
www.premiosplatino.com

O cinema iberoamericano acaba de ganhar seu Oscar. No dia 5 de abril (sábado), a Cidade do Panamá vai sediar a primeira entrega dos Prêmios Platino, um prêmio que nasce com a proposta de tornar-se um dos mais importantes instrumentos de fomento e apoio ao cinema da América Latina, de Portugal e da Espanha.

A premiação é promovida por duas entidades internacionais: aEGEDA(Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), que representa mais de 7 mil produtores no mundo todo; e a FIPCA (Federação Iberoamericana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), que promove coproduções entre países do grupo, reunindo produtores de 17 países. Seu vice-presidente é o espanhol Agustín Almodóvar, produtor dos filmes do irmão Pedro Almodóvar.

Do Brasil, concorrem às indicações os 69 longas de ficção, os 56 documentários e as duas animações que foram lançadas nos cinemas em 2013. Os brasileiros concorrerão com filmes de outros 21 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Um comitê de seleção, constituído pelo representante de cada país na FIPCA- FEDERAÇÃO IBERO AMERICANA DE PRODUTORES DE CINEMA E AUDIOVISUAL,propõe as candidaturas nacionais para cada uma das categorias, conforme os critérios estipulados pelos organizadores do PRÊMIO. A partir dessa pré-seleção, um júri internacional irá decidir os títulosfinalistas e, posteriormente, o vencedor de cada uma das categorias.

A lista dos concorrentes será anunciada nesta quinta-feira, dia 13 de março, em dez categorias:

– Melhor Filme Iberoamericano de Ficção
– Melhor Direção
– Melhor Interpretação Masculina
– Melhor Interpretação Feminina
– Melhor Música Original
– Melhor Filme de Animação
– Melhor Documentário
– Melhor Roteiro
– Melhor Coprodução Iberoamericana
– Prêmio de Honra do Cinema Iberoamericano

A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 5 de abril, no Teatro Anayansi, um dos mais tradicionais e imponentes da Cidade do Panamá, e será precedida de tapete vermelho com astros e estrelas do cinemalatino , incluindo os indicados.

O troféu Platino, criado pelo designer espanhol Javier Mariscal, é a figura de uma mulher ancestral com os braços estendidos ao alto. Ao centro dessa figura feminina, a Terra com o mapa da América Latina ao centro.

Comentários