Calle 13 recebe prêmio argentino

A banda portorriquenha Calle 13 recebeu na última sexta-feira (1) na Argentina o prêmio “Rodolfo Walsh”, dado pela Universidad Nacional de La Plata, pela contribuição do grupo a comunicação e a cultura popular, informou a instituição.

“Significa uma honra muito grande” obter este reconhecimento, que “muitos músicos da Argentina e da América Latina merecem tanto ou mais que eu”, assinalou o líder da banda, René Pérez, ao receber o premio na Faculdade de Jornalismo.

Pérez defendeu que a faculdade da Plata “é o berço da verdade”, considerou que todos tem “direito a livre expressão” e pediu ajuda para que Porto Rico “consiga sua independencia”.

“Esqueçam do medo, hoje existem as redes sociais e um monte de mecanismos para que a verdade seja divulgada. Como disse (o falecido escritor) Rodolfo Walsh: ‘O jornalismo é livre ou é uma farsa'”, enfatizou o artista.

René Pérez, disse se sentir “argentino de coração”, recebeu em nome do grupo musical o premio, que também foi entregue aos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez (2011), e Bolivia, Evo Morales (2008).

“Premiamos a comunicação popular, a cultura popular, a defesa da América Latina e por isso reconhecemos Calle 13, que não é só uma banda: é um grupo que sabe enfrentar os poderosos con seus ritmos e que utiliza canais de comunicação alternativos”, disse a decana da faculdade, Florencia Saintout.

Fonte: RitmosonLatino.com

Comentários