Connect with us

Hi, what are you looking for?

Brasil

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA EXPOSIÇÃO ‘MÁSCARAS – FACES DA ALMA BOLIVIANA’

Mostra itinerante inédita sobre a rica diversidade cultural do povo boliviano é atração no centro paulistano

‘Máscaras – faces da alma boliviana’ é uma exposição itinerante inédita, com peças de significativo valor estético e de tradição milenar, pertencentes ao acervo do Museo Nacional de Etnografía y Folklore – MUSEF, de La Paz e que pela primeira vez saem do território boliviano. A mostra acontece na Caixa Cultural São Paulo (Sé), de 17 de julho a 29 de agosto de 2010, com entrada franca.

Símbolo sagrado na Bolívia, a máscara representa as diversas faces da alma coletiva, está profundamente enraizada na natureza humana e possui uma extraordinária força, tanto individual quanto grupal. Tem poder de nos conduzir ao limiar do mundo do intangível, um mundo mágico, criativo, metafórico e impalpável.

Essa exposição é uma amostra do importante trabalho desenvolvido pelo MUSEF, em La Paz e pretende difundir a rica diversidade cultural do povo boliviano. Apresenta uma seleção de 47 máscaras das regiões dos Andes (18), Amazônia (15) e Chaco (14) bolivianos, associadas a rituais e eventos festivos, tanto urbanos como rurais, que mostram as diferentes formas de estruturar o espírito coletivo da nacionalidade boliviana.

Entre as peças expostas estarão máscaras guaranis, utilizadas na festa de Arete (Carnaval), exemplares urbanos, de Oruro e La Paz, além de outras representativas da festa do padroeiro San Ignacio de Moxos.

A mostra conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Consulado da Bolívia em São Paulo, da Embaixada do Brasil em La Paz e da TAM Mercosul. Durante a abertura haverá apresentação de grupos folclóricos bolivianos.

Sobre a Bolívia

A Bolívia é um Estado plurinacional habitado por povos indígenas de origem camponesa e com grande diversidade de identidades urbana e rural. No passado, existiram mais de 72 línguas, que foram desaparecendo como resultado da exploração do trabalho, escravismo, guerras, doenças, etc. Atualmente, mais de 36 línguas e famílias linguísticas convivem no território:

1. Terras altas (altiplano e vales): Quíchua, Jaqe (aymara), Uru (Chipaya, Murato, Iru Itu), Machajuyai-kallawaya.

2. Terras baixas (Amazônia, oriente e chaco): Tacana (Araona, Caviñeno, Ese Ejja, Tacana, Toromona); Tupi-Guarani (Guarani, Tapiete, Sirionó, Guarayo, Yuqui e Guarasug’we Pauserna); Zamuco (Ayoreode); Aravakan (Baure, Moxo-Ignaciano, Moxo-Trinitario), Pano (Chacobo, Pacahuara, Yaminawa); famílias ou línguas isoladas: Bésiro, Puquina, Itonama, Leco, Yuracare, More, Movima, Weenhayek, T’simane, Mosetén, Maropa, Canichana, Cayubaba e Machineri.

Segundo dados do Censo 2001, quatro grupos linguísticos habitam as terras altas e correspondem a 42% da população do país. Paradoxalmente, nas terras baixas, que representam dois terços do território nacional, encontram-se a maioria dos grupos linguísticos, que são falados por uma minoria de 101.171 habitantes (1,5% da população). Outra grande parcela da população boliviana (56,5%) fala somente espanhol e está distribuída em todo o território.

Sobre o MUSEF

O MUSEF, um dos museus mais ricos em acervo antropológico das antigas civilizações latino-americanas, é mantido pela Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia. É uma instituição pública, sem fins lucrativos, comprometida com as questões das “Culturas Vivas da Bolívia” oriundas das áreas rurais e centros urbanos, diferenciadas por particularidades étnicas notórias e sutis, com suas variáveis regionais e dialetos. Desde sua origem, em 1962, desenvolve um trabalho de registro, documentação, estudo e difusão dos saberes e produtos culturais das diferentes etnias do território boliviano, explicando as complexas inter-relações que definem sua identidade. O museu conta com uma biblioteca e videoteca especializadas em antropologia, etnologia e áreas afins.

Ficha ténica:

Produção Cultural: Aori Produções
Acervo: Museo Nacional de Etnografía y Folklore – MUSEF
Curadoria: Freddy Taboada

SERVIÇO:

Exposição ‘Máscaras – faces da alma boliviana’
Abertura para convidados e imprensa: dia 17 de julho de 2010, às 11h
Visitação: de 17 de julho a 29 de agosto de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) – Galeria Neuter Michelon – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Você também pode gostar

Especiais

A cantora mexicana Sofia Reyes anunciou que será uma das apresentadoras do Biilboard Awards Latino, que acontece em Las Vegas no dia 25 de...

Entrevistas

Piso 21 esteve no Brasil para se apresentar no Rock in Rio ao lado de Black Eyed Peas, para performar “Mami”, no último sábado...

Especiais

Tem mais premiação chegando! Nesta terça-feira (12), foi divulgada a lista de indicados ao Billboard Latin Music Awards de 2019.  A premiação acontecerá dia 25...

Espanha

“EL DRAGÓN” é o novo projeto da artista do momento LOLA INDIGO; o seu terceiro álbum de estúdio, já disponível em todas as plataformas,...