Desde o dia 1º de abril, transeuntes e frequentadores do Shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo, tem sido surpreendidos com uma letra gigante de 6 metros de altura. O “L”, que fica lá somente até o próximo dia 10, faz parte da campanha global de turismo #AllYouNeedIsEcuador.Travel, lançada nas mídias sociais pelo Ministério do Turismo do Equador para disseminar as belezas naturais e culturais do “ micro cosmos da América do Sul”, termo designado pela publicação de turismo “ Rough Guide”.
A letra em São Paulo, junto àquelas espalhadas em mais 11 cidades ao redor do mundo, completa a frase “AllYouNeedIs”, eternizada pelos Beatles, e a qual o governo equatoriano adquiriu os direitos autorais para lançamento da campanha que promove o país. Também contam com intervenções como esta as cidades de Paris, Madrid, Bogotá, Nova York, Santiago, Berlin, Londres, Lima, México, Amsterdam e Buenos Aires.
A palavra que completa a frase dos Beatles, “Ecuador”, foi formada em setes cidades distintas no país, representando as quatro diferentes regiões do Equador: Andes, Costa, Floresta Amazônica e Ilhas Galápagos.
#AllYouNeedIsEcuador.Travel, é uma campanha digital poderosa que já contou com a participação de mais de 20 milhões de pessoas. Com o mote “Como em nenhum outro lugar, tudo em um só lugar e tão perto” o país pretende aumentar em 10% o número de visitantes.
Os picos nevados e o Brasil
Cada letra exposta tem um design diferente que representa um produto, expressão artística, atividade ou ponto turístico do Equador. O design foi escolhido pelo Ministério de Turismo do país e tem a ver com o estado de espírito da população onde as letras estão expostas.
Lá, os vulcões majestosos e os picos de neve que percorrem o país do sul ao norte, chamam a atenção dos brasileiros pelo apelo à aventura e a lugares exóticos.
Durante o século XIX, a beleza destas paisagens levou o cientista alemão Alexander Von Humboldt a batizar o local de “Avenida dos Vulcões”. A Avenida Andina é composta por cerca de 20 vulcões, alguns deles com neve eterna, como o Cotopaxi – vulcão ativo mais alto do mundo – e o Tungurahua, em processo de erupção nos últimos 15 anos!
Para o grande alpinista equatoriano Iván Vallejo, que foi por duas vezes ao cume do Everest, sem oxigênio, a diferença entre as maravilhas que o país oferece, em comparação com outros países, é que “no Equador, como em nenhum outro lugar, as montanhas excedem 5 mil metros de altitude e as distâncias são facilmente acessadas a partir de Quito (capital) e de outros centros povoados. Em apenas duas horas de viagem de carro do aeroporto de Quito é possível chegar aos flancos do Cotopaxi e, em três horas, você também pode chegar ao Chimborazo, a montanha mais alta do país, com 6.310 metros acima do nível do mar. Além disso, as montanhas são seguras e lindas”.
À semelhança do que ocorre em São Paulo, em Paris, o desenho da letra correspondente apresenta o famoso “toquilla” um chapéu de palha feito no Equador; em Amsterdã, uma rica variedade de orquídeas é mostrada; em Berlim, o trem turístico que liga a Cordilheira dos Andes à Costa do Cobre é apresentada com um percurso de mais de 450 km com subidas de até 3.600 metros acima do nível do mar; em Nova York, a população se delicia com os chocolates gourmets preparados com ‘cacau aroma fino’; em Bogotá é apresentada a natureza virtuosa da arte barroca que levou Quito a ser uma das primeiras cidades declaradas como “Patrimônio Cultural da Humanidade”; a Cidade do México foi abraçada com paisagem e fauna única das Ilhas Galápagos, que inspirou Charles Darwin a chamá-las de “Ilhas Encantadas”; e para Buenos Aires, o Equador oferece rosas típicas.
Todas as letras contam com QR Code, endereço eletrônico e hashtag (#AllYouNeedIs), que convidam o público a interagir com a campanha, postar fotos, acessar material sobre o país e, ao mesmo tempo, descobrir o significado e conteúdo das letras. As letras ficarão nos locais de exibição até o próximo dia 10, onde promotores respondem às questões postas pelos visitantes, que também podem provar diferentes produtos do Equador.
“Temos um país maravilhoso e, além disso, tudo é perto, tão perto. Eu acredito que esta é uma diferença insuperável em todo o mundo. Temos a maior diversidade étnica e a maior biodiversidade por quilômetro quadrado no mundo. É provável que existam muitas maravilhas distribuídas pelo mundo, mas não há nenhum outro país no qual elas se concentrem em um território tão pequeno, tão diverso e com pessoas tão incríveis. É por isso que o Equador deve se tornar um dos principais destinos turísticos no mundo”, disse Vinicio Alvarado, ministro do Turismo do Equador, responsável pela campanha.
Sobre O Ministério do Turismo do Equador
O Ministério do Turismo do Equador é a instituição encarregada da direção, regulação, controle, planejamento, gestão, promoção e divulgação, a fim de posicionar o Equador como um destino turístico preferido em vista de sua excepcional diversidade cultural, natural e de vida dentro de um turismo responsável como atividade principal para um desenvolvimento social e econômico sustentável.