Os dados comprovam, 2018 foi o ano da música latina! Os números de acesso em plataformas de streaming foram extremamente altos, acumulando 69.000,8 milhões de transmissões entre áudios e vídeos apenas nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen Music.
Para ter uma noção melhor do crescimento do gênero, em 2017 a música latina alcançou 51.000 milhões de acessos. Sendo então, em 2018 um aumento de 37% em relação a 2017.
Em relação a música apenas no formato de áudio, o crescimento foi ainda maior. Em 2018 houve o aumento de 57,1% nas músicas em espanhol, passando de 16 milhões em 2017 para 25,3 milhões em 2018.
Já o formato de vídeo aumentou 28,2% em 2018, no qual alcançou 44,000.5 milhões de streams, contra 34,000.7 milhões em comparação com 2017. No geral, a música latina, alcançou 18,4% das visualizações totais de vídeos.
Oito dos 10 vídeos mais vistos do ano no mundo são latinos, o que comprova o total sucesso do gênero!
2018 trouxe a expansão da música latina e vários nomes conquistaram destaque, ao contrario de 2017 que teve como grande hit “Despacito”, de Luis Fonsi. Com Cardi B, Bad Bunny e J Balvin com “I Like It” e Balvin com Willy William com “Mi Gente” a música latina foi a outro patamar de conhecimento mundial.
O artista revelação Ozuna também teve um ano marcante, se tornando o artista mais visto no YouTube. No panorama geral de música nos EUA, houve um crescimento significativo em 2018: 23% a mais do que em 2017.
Para 2019 as expectativas são de ainda mais crescimento e valorização da música latina. Bons nomes para representar a cultura não faltam!