“A melhor maneira de ajudar o Equador é visitando o país”. É a mensagem que várias instâncias turísticas do Equador têm difundido para reavivar o turismo após o terremoto que ocorreu em 16 de abril, em uma das regiões costeiras.
A ajuda às zonas costeiras, onde se deu o terremoto, veio de todas as partes do mundo. A capital Quito, localizada a 280 km do epicentro, permanece intacta e tem funcionado como centro de coleta de mantimentos e água para as áreas afetadas.
Para facilitar sua visita à capital do Equador, reunimos dez ideias e atividades para você descobrir a cidade:
1. Centro histórico: A história de Quito e o legado da fusão indígena e espanhola deu origem à famosa Escola de Arte de Quito. O centro histórico da cidade possui as razões mais profundas por ter obtido a nomeação de Patrimônio Cultural da Humanidade. Caminhe e admire as praças, a arquitetura monumental, as igrejas e os pequenos comércios onde os saberes herdados ainda permanecem vivos. Deixe a beleza dos imponentes conventos lhe surpreender e admire, em cada esquina, os detalhes arquitetônicos das casas que fazem parte do patrimônio da cidade.
2. Café e chocolate: A sua visita a Quito só será completa se você saborear os deliciosos chocolates e cafés produzidos no Equador. Recomendamos que você experimente as combinações de chocolate com produtos locais, como uvilla, mortiño e outros. Quito conta com o Bosque Nublado, considerado um “hot spot” pela riqueza natural, que serve como cenário para o Café de Quito, que cresce entre 1.200 a 2.000 metros acima do nível do mar. Caturra, typica e cidra são os tipos de café cultivados; o que é surpreendente é que a mesma semente pode dar diferentes sabores e intensidades para o café. Ao visitar a capital, lembre-se de saborear uma xícara de Café de Quito, pois é uma experiência única.
3. Cerveja artesanal: Em um convento de Quito foi criada uma das mais antigas cervejarias da América. Com a chegada da ordem franciscana, cinco séculos atrás, a espiga da cevada passou a ser conhecida no Equador. Atualmente esta bebida de malte e diferentes texturas está presente em vários estabelecimentos produtores de cervejas artesanais. Descubra a rota da cerveja, aprenda sobre os processos de fabricação e a variedade de ingredientes locais responsáveis por produzir sabores únicos.
4. Culinária de Quito: A gastronomia de um país deve ser apreciada por todo bom viajante. Os pratos tradicionais de Quito têm uma forte influência andina e ibérica. O locro, o seco de chivo, a fritada, as empanadas, os molhos de pimenta, os sucos e o sorvete de paila são imperdíveis. Você encontra nos coloridos mercados a mais incrível variedade de produtos e receitas tradicionais. Aventure-se e seja um chef por um dia em um dos estabelecimentos que oferecem aulas de culinária. Você encontrará também diversas opções da cozinha internacional.
5. Emoção em latitude zero: A capital mais próxima do sol, com seus 2.850 metros acima do nível do mar, é também o único lugar onde você pode sentir a energia do centro do mundo enquanto caminha sobre a linha do Equador, na latitude 0°0’0”. Esta privilegiada localização geográfica dá a Quito qualidades únicas evidenciadas pelo clima e pela riqueza natural.
6. Mirantes: Quito é uma cidade conhecida como a “Carinha de Deus”. Sabe por quê? Você descobrirá ao apreciar a cidade a partir de diferentes pontos altos, onde as paisagens são de tirar o fôlego. Visite o teleférico nas primeiras horas manhã e admire a cidade rodeada por vulcões a partir da Cruz Loma. Suba até El Panecillo, um lugar estratégico para ver Quito de norte a sul. Na parte da tarde, pouco antes de anoitecer, a colina Itchimbía torna-se um espaço mágico onde você pode assistir o sol se por atrás das montanhas, enquanto o centro histórico está iluminado aos seus pés.
7. Entretenimento e cultura: Quito tem uma seleção interessante e variada de entretenimento para todos os gostos e idades. Encontre opções de restaurantes, cafés, bares e discotecas no bairro de La Mariscal, La Floresta, Guápulo e Cumbayá. Se você busca atividades culturais, visite o Museu da Cidade, a Cada del Alabado, o Museu de Cera, o Teatro Sucre ou a Casa da Música.
8. Tradições e experiências locais: Há quatro séculos, a cidade tem sido reconhecida na América como centro cultural e artístico. Ainda estão na cidade vários comércios antigos, como cereros (trabalham com ceras e velas), cajoneras (comercializam alimentos), chapeleiros, alfaiates, herbalistas, que guardam e preservam os conhecimentos dos ancestrais e os compartilham em suas oficinas. A icônica rua La Ronda, localizada no Centro Histórico, é um lugar ideal para encontrar artesãos, vivenciar tradições e jogos antigos. Ao passar por lá preste atenção a todos os detalhes e descubra os segredos das memórias e tradições por trás da La Ronda.
9. Reservas naturais: Ao afastar-se um pouco da cidade, você pode descobrir, a poucos quilômetros de Quito, reservas naturais e áreas de conservação que cercam a região. Yunguilla, o Bosque Protetor Maquipucuna, a Reserva El Pahuma e o Parque Nacional Cayambe-Coca são algumas das opções para quem quer desfrutar a beleza e a riqueza da fauna e da flora locais. No noroeste está o Bosque Nublado, um paraíso para a observação de aves, onde habitam mais de 500 espécies, com especial predominância de colibris ou beija-flores.
10. Aventura nas alturas: À uma hora de viagem, no entorno de Quito, você poderá desfrutar das atividades nos planaltos desertos dos Andes: águas termais, caminhadas, montanhismo, cavalgadas e agroturismo em fazendas e muito mais. Se você gosta de andar de bicicleta, aventure-se pelas trilhas nas montanhas e descubra tesouros naturais das rotas de Chaquiñán, Lloa-Palmira e muitas mais