No último dia 7 de fevereiro, Camilo surpreendeu todos os seus seguidores com a estreia de um EP intitulado “Un”.
“Un” é composto por três músicas inéditas: “Gordo”, “No se vale” e o single principal “Plis”, uma grande colaboração com Evaluna Montaner. As três músicas são acompanhadas por vídeos dirigidos por Evaluna e Cristian Saumeth com a particularidade de ambos os elementos (áudio e vídeo) terem sido gravados simultaneamente ao vivo na oficina criativa de Camilo em Miami.
“Quando eu era pequeno sempre ouvia Sonora Matancera, La Fania e La Sonora Ponceña. À medida que fui crescendo comecei a ouvir Juan Luis Guerra e o Grupo Niche, que foi uma referência imensa ao longo da minha vida, Joe Arroyo, que é um ícone colombiano, entre muitos outros artistas que marcaram a minha infância e juventude com sons tropicais da nossa região . Queria concretizar essa ideia musical de gravar em bloco e ao vivo com todo o combo, que acabou sendo 17 músicos tocando ao mesmo tempo enquanto gravavam áudio e vídeo. Foi um desafio criativo fantástico que não fizemos para ganhar uma medalha, mas simplesmente pela alegria e prazer de ter aquela experiência única que vivemos na Oficina Criativa. “Essas músicas nasceram para movimentar o corpo”, disse Camilo.
Tal como tem feito desde a sua estreia em 2019, Camilo continua a surpreender pela sua versatilidade como compositor, músico e produtor e “Un”, o primeiro capítulo musical de 2024 não foge à regra.
“Un” é composto por três músicas, gravadas em blocos totalmente ao vivo com uma banda de músicos e backing vocals, com letras que falam sobre desgosto e amor acompanhadas de sonoridades diversas como salsa, filho e fusão tropical. Depois de ouvir as músicas, elas ficam na sua mente e você não consegue parar de cantar ou dançar.
“Un” começa com “Gordo”, uma salsa composta por Camilo e Ricky Montaner (de Mau y Ricky), que é sobre o momento em que uma pessoa vê uma foto de seu ex-companheiro com seu novo amor, a quem agora chama carinhosamente de Gordo, assim como ela ligou para ele quando eles estavam juntos. É a descrição perfeita do ditado: “ninguém sabe o que tem até perdê-lo”.
Segue-se um filho intitulado “No se vale”, composto por Camilo e Edgar Barrera, que fala sobre uma pessoa com o coração partido que ainda ama o ex-companheiro que virou a página quando o relacionamento chegou ao fim .
Encerra com o primeiro single intitulado “Plis”, uma bela e romântica música interpretada por Camilo e Evaluna, sendo esta a sua nova colaboração desde o hit global “Índigo”. Composta por Camilo e Juan David Muñoz Aviles, “Plis” é uma fusão tropical que fala daquele lugar especial que cada casal tem, que os tira da rotina diária e que lhes traz felicidade, paz e nutre o relacionamento.
De referir que cada música é acompanhada por vídeos dirigidos por Evaluna e Cristian Saumeth e filmados ao mesmo tempo que as músicas foram gravadas ao vivo no El Taller Creativo, espaço desenhado pelo próprio Camilo onde a partir deste ano realizará todas as suas projetos. Os vídeos já estão no canal oficial do Camilo no YouTube.