Em menos de 48 horas desde o lançamento de seu novo single, “Monotonía”, a cantora e compositora colombiana e vencedora de vários GRAMMYs e Latin GRAMMYs, Shakira quebrou recordes após o lançamento do single com a maior estreia em espanhol de 2022, o maior estreia solo feminina no YouTube e a maior estreia de sua carreira. O vídeo oficial, que Shakira co-dirigiu com Jaume de la Iguana, rapidamente acumulou mais de 20 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas e atualmente tem mais de 95 milhões de visualizações. Após seu lançamento, o vídeo foi o número 1 em tendência no YouTube, globalmente e em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Espanha, França, México e outros, na parada de músicas do YouTube, e continuou em primeiro lugar. .
Shakira lançou “Monotonia” com Ozuna, recebendo elogios da crítica da Billboard, Rolling Stone, The FADER e Variety, entre outros. A Pitchfork chamou de “dupla brilhante de bachata” e o The New York Times apresentou o novo single como a estrela de seu cobiçado artigo “Playlist”. O novo single também alcançou o Top 10 da parada “Tropical Airplay” da Billboard um dia após seu lançamento.
A nível digital, “Monotonia” teve mais de 3 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas do seu lançamento e estreou no número 12 a nível mundial no Spotify. Apresentado na capa da playlist Viva Latino do Spotify e no “New Music Friday”, o novo single teve mais de 15 milhões de streams logo após o lançamento. Além disso, Shakira foi trending topic no Twitter em vários países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Equador, México e Peru.