Connect with us

Hi, what are you looking for?

América Latina

2018 foi o ano da música latina

2017 trouxe grande força no crescimento do ritmo latino com o hit “Despacito”. A parceria de Luis Fonsi com Justin Bieber foi um estouro mundial, algo que tomou proporções inimagináveis. Depois disso, Fonsi colaborou com a americana Demi Lovato em “Echame La Culpa”. Apesar e todo o sucesso, não podemos negar que as parcerias deram um empurrãozinho no processo de levar a cultura latina para o mundo.

Em 2018, já temos um novo cenário, e ainda mais poderoso. O reggaeton cresceu a ponto dos cantores americanos adaptarem suas melodias de música pop a algo mais dançante, unificando as culturas e gerando uma visibilidade geral. Não foi preciso de ajuda de um grande nome da música para a música latina bombar nas paradas, pois os próprios cantores latinos se tornaram as parcerias disputadas.

J Balvin foi, sem dúvidas, o grande destaque do ano. O colombiano lançou álbum, fez parte de grandes colaborações do ano e só lançou hit. A aceitação do público foi tão alta a ponto do cantor tornar-se o sétimo artista mais escutado na plataforma de streaming Spotify, com mais de 41 milhões de ouvintes. Durante o ano de 2018, J Balvin chegou a tornar-se o artista mais escutado na plataforma, ultrapassando o rapper Drake.

A barreira idiomática se quebrou e agora o público está mais aberto a novos sons, idiomas, culturas e ritmos. Dos artistas mais jovens aos que possuem anos de carreira, todo mundo conseguiu bons resultados em 2018. Assim como Shakira permanece lotando estádios por onde passa, a jovem Becky G alcançou a marca de 1 bilhao de views no videoclipe de “Sin Pijama” em apenas 6 meses!

Também não podemos deixar de citar a forma como a carreira internacional de Anitta decolou neste ano. Investindo ainda mais em uma sonoridade pop com reggaeton, a brasileira conseguiu dar grandes passos. Seus singles e parcerias lançadas tiveram uma ótima recepção do público e chamaram a atenção de grandes nomes da música, aparentemente até com a cantora Madonna a carioca gravou. A cantora foi a terceira mais ouvida no Brasil através do Spotify e entre as músicas mais escutadas, duas foram dela. Sendo “Vai Malandra”, parceria com Mc Zaac, Maejor, Tropkillaz, DJ Yuri Martins a segunda e “Ao Vivo E A Cores”, de Matheus & Kauan, em terceiro lugar.

Segundo os dados disponibilizados pelo estudo anual realizado pelo Spotify, duas playlists de temática latina estão entre as cinco mais acessadas em 2018: Viva Latino!,  em terceiro lugar, e Baila Reggaetón, em quarto. Um sucesso!

A força na propagação de novos artistas através das mídias sociais também foi grande aliado nesse processo. É importante para o cenário da música essa renovação e mais espaço para novos artistas, ainda mais estrangeiros. E para 2019, um novo desafio> mostrar ao mundo que a cultura latina não se resume a apenas o reggaeton.

Você também pode gostar

Especiais

A cantora mexicana Sofia Reyes anunciou que será uma das apresentadoras do Biilboard Awards Latino, que acontece em Las Vegas no dia 25 de...

Entrevistas

Piso 21 esteve no Brasil para se apresentar no Rock in Rio ao lado de Black Eyed Peas, para performar “Mami”, no último sábado...

Especiais

Tem mais premiação chegando! Nesta terça-feira (12), foi divulgada a lista de indicados ao Billboard Latin Music Awards de 2019.  A premiação acontecerá dia 25...

Espanha

“EL DRAGÓN” é o novo projeto da artista do momento LOLA INDIGO; o seu terceiro álbum de estúdio, já disponível em todas as plataformas,...